domingo, 19 de fevereiro de 2012

Resenhas Mari

Oi esta é a minha primeira resenha e eu lhes apresento:
 O auto da compadecida conta a historia de um personagem do nordeste chamado João Grilo e que trama as mais inusitadas artimanhas para se safar das próprias enrascadas até a hora da sua morte,quando é julgado por todas as suas trapaças,se mete em confusão com Jesus e o Diabo.
 Apresentado em forma de texto dramático é uma crítica a sexualidade e aos pecados mundanos.Como um auto, visa exaltar a Compadecida,que salva os homens não por que eles são santos mas sim pela humildade e pelo que se passa no interior mais profundo de cada um,pois o homem foi feito a imagem de Deus.Ótimo,recomendo a leitores críticos.
  Bjks, vejo vocês da próxima vez que eu escrever
                                                                          Mari.

2 comentários:

  1. Oi Mari, achei legal a iniciativa. É muito bom ver que a Literatura no Coleguium tem deixado sementes por todo lado. Fico orgulhos, pois fui o primeiro professor de Literatura a ser contratado pela Rede Coleguium, quando nem falavam de Literatura para o fundamental.

    Tem algumas informações na sua resenha que levam a uma má interpretação. A obra de Suassuna não critica a Igreja, até porque é um auto e como tal serve de exaltação à Compadecida. A crítica existe, mas em direção aos homens que representam a Igreja, no caso o Sacristão, o Padre João e o Bispo. O mais interessante é ver a Compadecida defendê-los porque não são santos, mas sim homens que podem errar e pecar diante de uma necessidade.

    Publiquei minha aula sobre o livro aqui:

    http://saberliteratura.blogspot.com/2011/06/o-auto-da-compadecida-ariano-suassuna.html

    Dê uma olhadinha...

    Parabéns, mais uma vez, pela iniciativa! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica,vou procurar corrigir meu erro.Abraços,Mari

      Excluir