domingo, 8 de abril de 2012

A Esperança: Opinião sincera de Camila Mendes sobre o livro


Beleza né. A Carol não me pediu para fazer essa crítica, mas ao fim de tudo, eu achei que precisava disso. Aqui vai sobre o livro A Esperança, de Suzanne Collins. Ah, sim, está cheio de spoilers, Just saying. Ah, e eu sou bem crítica e chata mesmo.

Primeiro fato importante do livro: o nome do Cato aparece SEIS vezes. Sim, eu contei. S-E-I-S VEZES ! Eu pirei, sim ou claro? Ta bom, voltando ao que interessa.... sim, o livro.

Tá. Katniss, Gale e Finnick no Distrito 13. Peeta preso na Capital.  Cato morto –tapa .

Começamos vendo a indecisão da Katniss com relação a ser o tordo, o símbolo da revolução. Cá entre nós, Katniss começou tudo isso, agora assuma, né não? Ok. Finalmente temos o Gale de volta, como o amigo super fofo que sempre foi. Finnick está tendo sérios problemas de concentração por causa de Annie, que também está presa na capital. E o Peeta ... ah, o Peeta. Esse menino passará por coisas muito infelizes nas mãos do presidente Snow.

Introduzi. Se quiser saber mais leia um resumo bjs. Agora vem a opinião:

Eu fiquei com muitas dúvidas não esclarecidas no começo do livro. Eu queria ter alguma notícia da Effie e da Madge, e acabou que isso demorou muuuito a acontecer, como se a Katniss não ligasse para elas. Não preciso nem ressaltar sobre a importância das duas pra história dos outros livros, certo?

Uma personagem que me surpreendeu muito foi a Johanna. Você pensava que ela era só mais uma chata, metida, insuportável? Bem, ela é. Porém, começamos a ver traços de sua personalidade que estão ocultos em sua máscara de ‘eu sou melhor que todo mundo’, e passei a gostar bastante dela.

Senti falta da Prim. Em pouquíssimas páginas do primeiro livro vemos muito mais do jeito ‘irmãs’ entre ela e a Katniss do que nesse livro inteiro. Elas estão finalmente juntas, e queria ter visto mais sobre essa relação.

Outra coisa que eu simplesmente amei: Buttercup. Ele não foi esquecido!!! Eu ficaria super bolada se tivesse sido, srsly.

......... Ao fim de tudo, não posso dizer que não gostei do livro. Eu teria feito um final COMPLETAMENTE diferente, por isso vai a dica: imaginem seu próprio final antes de lerem, pois as expectativas são melhores que o próprio final.

Eu chorei muito.

Qualquer dia desses eu invado aqui de novo. ~

Camila 

Um comentário: